sábado, 7 de março de 2009

Um pouco de clarineta...

Bom a moda agora é comprar barrilhetes, coisa normal neste meio maluco dos clarinetistas.

vou começar essa postagem com uma pergunta: O material envolvido na fabricação do barrilhete é o verdadeiro responsavél pela facilidades que o mesmo apresenta ou ele somente amplia as qualidades do clarinetista????

esse é aquele tipo de pergunta de horas para responder.

uma coisa que com pesquisa se aprende é que o clarinete sempre tem que ser pensado num conjunto todo: boquilha, barrilhete e tubo.
Sem pensar no conjunto tudo pode acontecer.

Apartir de 1950, com a criação do tubo Poli-cilindrico, novas boquilhas tiveram de ser desenvolvidas por causa das grandes mudanças apresentadas por esse novo clarinete, e também a criação de um barrilhete que ligasse os novos clarinetes as antigas boquilhas. ( bom como isso é um blog e ñ estou com a pretenção de fazer um artigo a essa hora depois coloco bibliografia com nomes e datas tá.) Desta necessidade começou a pesquisa profunda de novos barrilhetes e com isso tudo que foi possivel fazer com um pedacinho de madeira foi feito e projetos e idéias estão ai.

Em uma recente pesquisa encontrei mais de 25 fabricantes de barrilhetes em todo mundo, todos com diferentes modelos, com diferentes propostas e com diferentes materiais, ta então o que fazer? Comprar um por um e experimentar todos os modelos??
Imagino que isso seja um pouco dificil, por muito motivos, mas acho que temos de começar a perguntar o que queremos: mais som??? mais articulção??? mais facilidades??? ou um milagre ???
Saber o que vc pretende e na onde vc quer chegar com isso são os pontos principais na busca de novos materiais e equipamentos, sempre digo que tranquilidade e paz é coisa de cemitério e nós como artistas sempre estamos inquiétos e preocupados em sempre melhorar.

então acho que é isso o que vc quer???

Possibilidades já foram testadas, e com isso temos muitos conjuntos que funcionam maravilhosamente bem, a questão é realmnete a satisfação e o desejo do profissional envolvido nesta busca...

então busque...

Nenhum comentário: